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Premiações

Projeto casa da criança é campeão nacional do prêmio itaú unicef

O projeto adota a perspectiva de Educação Integral, numa visão que integra as múltiplas dimensões da criança

A 9ª edição do Prêmio Itaú Unicef 2011, intitulada Educação Integral: Experiências que transformam, foi inesquecível  para a comunidade do Morro da Penitenciária, no bairro Trindade, Florianópolis. No último dia 22, em solenidade realizada no Teatro Ibirapuera em SP, o Projeto Casa da Criança recebeu o título de Campeão Nacional, categoria médio porte, concorrendo com quase três mil inscritos.

 O Projeto é fruto de uma grande mobilização ocorrida na década de 1980, quando a comunidade Morro da Penitenciária viveu um processo de organização popular com o objetivo de construir um local para que as crianças e adolescentes pudessem estudar, brincar e aprender a valorizar a sua cultura e a buscar melhores condições de vida.
 

O projeto adota a perspectiva de Educação Integral, numa visão que integra as múltiplas dimensões da criança: intelectual, afetiva, física e social. Assim espera como resultado do trabalho que valorizem os estudos, frequentem e permaneçam na escola, tornem-se cidadãos participativos que reflete sobre a realidade, autônomos para aprender a tomar decisões e fazer verdadeiras escolhas; tenham  atitudes positivas e capacidade para a construção e transformação de sua história de vida. 
 
Atende 110 crianças e adolescentes com atividades organizadas em três núcleos de linguagem: 1- Arte e Educação: apoio pedagógico, artesanato, educação ambiental, contação de história, biblioteca e brinquedoteca. 2- Esporte e Lazer: educação física,recreação, squash, xadrez, capoeira e dança. 3- Inclusão Social: alfabetização digital e curso de informática.
 
Destacam-se as ações de incentivo à leitura: os concursos de literatura, de poesia, soletrando e " livro em movimento" ,que leva periódicos e livros até as familias, com participação efetiva de crianças e adolescentes.
 
Aos sábados, oferece atividades para os adultos da comunidade (artes, música, desenho e informática) abrindo, também, possibilidades de lazer e profissionalizante.
 
O trabalho articulado com a escola pública permite perceber como resultado a melhoria no desempenho escolar, na escrita, na oralidade, na alfabetização e na resolução de problemas; permanência na escola; aumento de 60% de leitores contínuos (que iniciam e teminam a leitura de livros) e 100% realizam leituras regulares.

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